top of page

"Dona" Maria... ?!

Atualizado: 13 de jul. de 2021

Cuidando da casa, dicas de organizer e divisão de tarefas.


Amamos cuidar da casa!


ree

Em tempos de pandemia nossas habilidades domésticas precisaram mais do que nunca serem revistas.



E é comum que a gente se preocupe mais com a higiene e limpeza das casas, compras no supermercado, lavagem das roupas e da própria higiene pessoal. Para quem não mora sozinho, é frequente se deparar também com o cuidado das crianças, adolescentes e idosos que moram na mesma casa, o que inclui acompanhamento das atividades escolares, rigor com a higiene deles, disponibilidade de tempo para brincar e dar a atenção que eles necessitam. Ufa! Essas alterações bruscas de rotina colocam todos nós diante da vivência de esgotamento físico e emocional, no entanto as mulheres vivenciam em maior grau a sobrecarga e desgaste se comparado com os homens.

Já existem muitos casais que dividem bem as tarefas diárias. Mas na maioria é delas as tarefas do cuidar, mas nada mais justo vermos que contribuições podem ser oferecidas por cada integrante de um núcleo familiar. Pode-se permitir, assim, que todos os membros, indistintamente, tenham a oportunidade de dedicarem-se e aprimorarem-se nos aspectos de suas vidas que considerem significativos: familiar, de afeto, de cuidado ao outro e de autocuidado.

Nesse sentido, trazemos as seguintes dicas:

  • As atividades domésticas e os cuidados com filhos e/ou outros membros familiares devem ser distribuídos neste momento de pandemia (e que a divisão perdure no pós-pandemia), de modo a não sobrecarregar as mulheres. Os homens podem e devem assumir responsabilidades com as tarefas do cuidar, afinal esse assunto também lhes diz respeito.

  • Entendendo que este contexto de incertezas e mudanças bruscas decorrentes da pandemia podem ocasionar algumas tensões, é importante que as famílias encontrem um momento para conversar sobre os aspectos de sobrecarga e divisão das tarefas, de forma assertiva e direcionada, para que a mudança seja um compromisso entre todos.

  • Todos precisam ter tempo para o ócio e lazer. Não presuma que é um traço da “personalidade” da sua companheira, mãe, irmã ou avó ficar envolvida com diversas atividades domésticas.

  • Homens, não esperem que sua companheira, irmã, mãe ou avó lhe indique quais atividades domésticas você deve realizar. Repare no que precisa ser feito e se prontifique a fazer.

  • E nós, mulheres, não se sintam culpadas ao dividir e/ou delegar essas atividades. Faça um quadro com essas divisões incluindo todos os membros familiares; as crianças e adolescentes também podem assumir algumas responsabilidades de acordo com suas idades.

Por fim, reafirmamos a necessidade de desnaturalizar a capacidade de cuidar das mulheres, uma vez que o cuidar é possibilidade de todos, enfim, este é o significado de família!

ree


Comentários


Maria Cecilia Leite

Arquiteta e Urbanista

Flávia Leite

Designer de Interiores

Avenida Júlia Kubitschek, 200 , Loja 18 - Shopping Grand Maison - Centro - Cabo Frio-   RJ

+ 55 22 3199-3242

+ 55 22 99221-9762

bottom of page