top of page

EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

Atualizado: 26 de abr. de 2021

Design sinestésico, como estimular os 5 sentidos do cliente.


ree

A palavra “sinestésico” pode soar complexa, mas seu significado é relativamente simples. Ela é um adjetivo relacionado ao substantivo sinestesia, de origem grega. Quebrando o termo, encontramos dois significados: Sinestesia = sin (junção) + estesia (sentido)

Se a sinestesia é a junção de diferentes sentidos (audição e visão, por exemplo), sinestésico, obviamente, é aquilo que se refere à aplicação desse conceito.

E esse é o pensamento por trás do design sinestésico: combinar e explorar os sentidos para despertar um conjunto de sensações. Em outras palavras, você pode aproveitar cada espaço para criar e implementar projetos que permitam ao cliente mais do que admirar a estética de um ambiente - uma experiência sensorial completa. Um exemplo seria pintar as paredes de um quarto na cor lilás (visão) e usar um perfume de lavanda (olfato) para aromatizar esse ambiente.

O design sinestésico é, no fim das contas, um diferencial de marketing muito importante para qualquer empresa, seja nos pontos de venda ou em eventos, pois permite deixar uma marca na memória dos seus clientes.


Aromas que trazem bem-estar para todos os cômodos da casa.

ree

Entrar em um espaço perfumada é sempre muito agradável. Traz uma sensação boa, às vezes até uma lembrança. Cada vez mais o mercado aposta em aromas exclusivos, o marketing olfativo começou a ser explorado por redes de vestuário, mas hoje avança em outros seguimentos. E cada vez mais a ideia de perfumar a casa ganhou novos adeptos. Há quem goste de incensos, difusores, velas, pot-pourris, águas perfumadas... Mas além de perfumar outras sensações podem ser despertadas: seja acalmar, energizar, revitalizar, restaurar... e há estudos que indicam diferentes tipos de óleos essenciais para cada ambiente da casa, é bem interessante. O que os especialistas falam:


Quartos: lavanda e laranja doce são ótimos para momentos de relaxar.

Cozinha: cítricos, laranja-doce e limão, além de ótimos neutralizadores de cheiros e ainda energizam o ambiente. Escritório: alecrim, hortelã, gengibre e eucalipto ajudam na concentração. Podemos ainda potencializar usando mandarina e laranja-doce. Banheiro: cravo, canela e laranja doce desodorizam e neutralizam odores. Para banhos relaxantes apostem em lavanda ou gerânio.

Sala: tangerina, gerânio, lemongrass, lima, grapefruit. Mas também temos nossas preferências, assim como em notas de perfume que nos agradam...Eu tenho meu, e a Boutique Pot-Pourri também já preparou o seu exclusivo feito com álcool de cereal e aquele óleo essencial maravilhoso, está curioso? Escreva pra gente, deixe seu email e falamos como você pode ganhar!








 
 
 

Comentários


Maria Cecilia Leite

Arquiteta e Urbanista

Flávia Leite

Designer de Interiores

Avenida Júlia Kubitschek, 200 , Loja 18 - Shopping Grand Maison - Centro - Cabo Frio-   RJ

+ 55 22 3199-3242

+ 55 22 99221-9762

bottom of page